Cia de Dança do Pantanal apresenta trecho de ‘Carne Quebrada’, no Rio de Janeiro

Cia de Dança do Pantanal apresenta trecho de ‘Carne Quebrada’, no Rio de Janeiro

Coreografia integra programação da 19ª edição do Dança em Trânsito

Bailarinos da Companhia de Dança do Pantanal, ligada ao Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, participaram, no domingo (14), da 19ª edição do Dança em Trânsito – Festival Internacional de Dança Contemporânea, no Rio de Janeiro. Núbia Santos e Agustin Salcedo apresentaram trecho da coreografia ‘Carne Quebrada’, de Wellington Júlio.

O Dança em Trânsito é apresentado pelo Ministério do Turismo e patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, Banco do Brasil, Engie e Volkswagen Caminhões e Ônibus. O festival é realizado pelo Espaço Tápias.

‘Carne Quebrada’ é inspirada na obra mais famosa de Júlio Ribeiro, ‘A Carne’, publicada em 1888. A obra é considerada um dos romances mais ousados e curiosos do naturalismo brasileiro.

“Para mim, participar do ‘Dança em Trânsito’ foi algo único, principalmente por ter sido o primeiro contato com o público depois de tempos difíceis. A experiência foi única”, lembrou Núbia Santos.

Para o bailarino Agustin Salcedo, a experiência foi inesquecível. “A minha experiência no festival ‘Dança em Trânsito’ foi incrível e inesquecível, ter a oportunidade de dançar numa cidade tão grande e poder representar nossa companhia. Levar um pouco de nosso trabalho, linguagem e assistir outros artistas e seus trabalhos, sem dúvidas é uma troca muito gratificante. Agradecemos ao Instituto Cultural Vale por incentivar e acreditar na arte”, disse Agustin.

 O Instituto Moinho Cultural Sul-Americano

Localizado em Corumbá-MS há 16 anos, o Instituto é uma OSC que oferta para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social de Corumbá, Ladário, Puerto Suarez e Puerto Quijarro, aulas de dança, música, tecnologia e informática; além de serviço de convivência e fortalecimento vínculo entre instituição, família, escola e participante, formação de intérpretes criadores para jovens e adultos, com a Companhia de Dança do Pantanal, Orquestra de Câmara do Pantanal e Núcleo de Tecnologia. Sua missão é diminuir a vulnerabilidade social na região de fronteira Brasil-Bolívia, por meio do acesso a bens culturais e tecnológicos.

Em 2020, o Moinho foi reconhecido pelo Instituto Doar com o Selo A, qualificando-se como organização certificada. Este reconhecimento legitima e destaca o profissionalismo e transparência da OSC, tendo como objetivo incentivar ainda mais a cultura de doação.

Atualmente, o Moinho Cultural conta com o patrocínio master via Lei de Incentivo Cultural do Instituto Cultural Vale, bem como, patrocínio do Itaú Social, Itaú Cultural, VISA, BTGPactual, BRINKS e Comper, a parceria da J.Macêdo e Fecomércio/MS – SESC, parceria institucional da Fundação de Cultural de Mato Grosso do Sul, Prefeitura de Corumbá, Prefeitura de Ladário, Prefeitura de Puerto Suárez, Prefeita de Puerto Quijarro, Instituto Homem Pantaneiro, IFMS, UFMS, Acaia Pantanal e outros doadores pessoa física e jurídica.

Deixe um comentário