Trabalho desenvolvido pelo Moinho Cultural é reconhecido pelo Poder Legislativo

Trabalho desenvolvido pelo Moinho Cultural é reconhecido pelo Poder Legislativo

Instituto recebeu moções recentemente, tanto da Assembleia Legislativa de MS, como da Câmara Municipal de Corumbá

 O trabalho desenvolvido pelo Instituto Moinho Cultural Sul-Americano na região de fronteira do Brasil com a Bolívia tem sido reconhecido pelo Poder Legislativo. Tanto a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul quanto a Câmara Municipal de Corumbá, onde está sediada a instituição, homenagearam o Moinho Cultural recentemente.

Na última terça-feira (12), a Câmara Municipal de Corumbá promoveu uma Sessão Solene. Entre os homenageados, estavam os músicos da OCAMP (Orquestra de Câmara do Pantanal), do Moinho Cultural.

Por indicação do vereador Chicão Vianna, foram homenageados os integrantes da Orquestra de Câmara do Pantanal: Gleison da Silva Ferreira (violino), Camila Gabriela Cáceres (viola), Henrique Lourenço de Carvalho (contrabaixo), José Maikson Alves (violoncelo), Diego Alberto Anez (viola), Felipe Gonçalves Arruda (clarinete), Roque Junior Rosa (violino), Emanuel Teixeira e Silva (violino), Melissa Wiletty Lazo (violino), Maria Eduarda de Oliveira (violino), Jorge Priésley da Cunha (violão), Philip Maurício Andara (flauta), Rafael Henrique Morais (violoncelo), Caio Fortunato de Haro(violino), Eduardo Martinelli (maestro), Márcia Raquel Rolon (diretora executiva) e José Roberto dos Santos Junior (coordenador).

Os músicos da OCAMP, em fevereiro, se apresentaram na Expo Dubai, junto com outros músicos do programa Vale Música.

Em dezembro, a Assembleia Legislativa já havia realizado também uma Moção de Congratulação aos integrantes da Cia de Dança do Pantanal que participaram da 19ª edição do Dança em Trânsito – Festival Internacional de Dança Contemporânea, no Rio de Janeiro. O festival foi apresentado pelo Ministério do Turismo e patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, Banco do Brasil, Engie e Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Os bailarinos Agustin Salcedo e Núbia Santos apresentaram ‘Carne Quebrada’, inspirada na obra mais famosa de Júlio Ribeiro, “A Carne”, publicada em 1888.

Para a diretora executiva do Moinho Cultural, Márcia Rolon, as iniciativas são verdadeiros reconhecimentos ao trabalho desenvolvido pelo instituto há quase 18 anos. Além de atender mais de 23 mil crianças e adolescentes neste período, o Moinho Cultural também deu dois frutos: a OCAMP e a Cia de Dança do Pantanal.

“Receber esse reconhecimento só nos faz ter certeza de que estamos trilhando o caminho certo. Já são quase 18 anos de história e muitas vidas transformadas por meio da arte. É um trabalho árduo, mas recompensador. Ver crianças e adolescentes escrevendo novas histórias por meio da dança, da música, faz tudo valer a pena. E ver a OCAMP e a Cia de Dança do Pantanal ganhando asas, indo cada vez mais longe, muito além das nossas fronteiras, nos dá muito orgulho”, afirma.

O Instituto Moinho Cultural Sul-Americano

Localizado em Corumbá-MS há 18 anos, o Instituto é uma OSC que oferta para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social de Corumbá, Ladário, Puerto Suarez e Puerto Quijarro, aulas de dança, música, tecnologia e informática; além de serviço de convivência e fortalecimento vínculo entre instituição, família, escola e participante, formação de intérpretes criadores para jovens e adultos, com a Companhia de Dança do Pantanal, Orquestra de Câmara do Pantanal e Núcleo de Tecnologia. Sua missão é diminuir a vulnerabilidade social na região de fronteira Brasil-Bolívia, por meio do acesso a bens culturais e tecnológicos.

Em 2020, o Moinho foi reconhecido pelo Instituto Doar com o Selo A, qualificando-se como organização certificada. Este reconhecimento legitima e destaca o profissionalismo e transparência da OSC, tendo como objetivo incentivar ainda mais a cultura de doação.

Atualmente, o Moinho Cultural conta com o patrocínio máster via Lei de Incentivo Cultural do Instituto Cultural Vale, bem como, patrocínio do Itaú Social, Itaú Cultural, VISA, BTGPactual, BRINKS e Comper, a parceria da J.Macêdo e FecomércioMS-SESC, parceria institucional da Fundação de Cultural de Mato Grosso do Sul, Prefeitura de Corumbá, Prefeitura de Ladário, Prefeitura de Puerto Suárez, Prefeita de Puerto Quijarro, Instituto Homem Pantaneiro, IFMS, UFMS, Acaia Pantanal e outros doadores pessoa física e jurídica.

Deixe um comentário