Musicista do Instituto Moinho Cultural de Corumbá é selecionada para se apresentar com Orquestra Sinfônica Brasileira

Musicista do Instituto Moinho Cultural de Corumbá é selecionada para se apresentar com Orquestra Sinfônica Brasileira

A líder de música do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, localizado em Corumbá, foi selecionada para se apresentar na noite desta sexta-feira (7) com a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB).

Melissa Lazo, que integra o Programa Vale Música, vai participar da série “Duos Sinfônicos”, da OSB. O projeto conta com vídeos musicais gravados de forma remota e disponibilizados nas redes sociais da instituição.

As apresentações do evento podem ser acompanhadas por meio das redes sociais da a Orquestra Sinfônica Brasileira.

A violinista Melissa, que é boliviana, vai apresentar com o fagotista da OSB, Paulo Andrade, a obra “Ária”, de Bach, com arranjo de Ana Azevedo. A música se popularizou após o violinista alemão August Wilhelmj fazer uma adaptação executada inteiramente na corda sol do violino, por isso é conhecida como “Ária da quarta corda”.

Segundo Melissa, está sendo muito importante para todos professores e alunos do instituto, continuar tendo atividades musicais mesmo à distância com a Orquestra Sinfônica Brasileira: “Temos desfrutado de master classes, apresentações virtuais e, agora, Duos Sinfônicos, dos quais temos orgulho de poder participar”, explicou a jovem.

Duos Sinfônicos

A série “Duos Sinfônicos” teve início em abril e conta com a interpretação de diversos clássicos da música erudita e popular por integrantes da Orquestra Sinfônica Brasileira e participantes do Programa Vale Música.

Na próxima sexta-feira (14), às 18h30 (horário de Brasília), será lançado o vídeo com a apresentação de “Carinhoso”, de Pixinguinha e João de Barro, com arranjo de Ana Azevedo, feita pelo clarinetista Márcio Costa, da OSB, com o violinista Fábio Santos, aluno do Vale Música Belém.

O Programa Vale Música é uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem do Instituto Cultural Vale, que cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul, e estimula a troca de experiências com as maiores orquestras do país.

Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de mil estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Sobre o Instituto Moinho Cultural

Localizado em Corumbá (MS) há 16 anos, o Instituto é uma Organização Não Governamental que oferta para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social de Corumbá, Ladário, Puerto Suarez e Puerto Quijarro, aulas de dança, música, tecnologia e informática; o serviço de convivência e fortalecimento vínculo entre instituição, família, escola e participante, além da formação de intérpretes criadores para jovens e adultos, com a companhia de dança, núcleo de tecnologia e orquestra. Sua missão é diminuir a vulnerabilidade social na região de fronteira Brasil-Bolívia, por meio do acesso a bens culturais e tecnológicos.

Em 2020 o Moinho foi reconhecido pelo Instituto Doar com o Selo A, qualificando-se como organização certificada. Este reconhecimento legitima e destaca o profissionalismo e transparência da ONG, tendo como objetivo incentivar ainda mais a cultura de doação.

Deixe um comentário