Moinho Cultural promove curso gratuito de cinema e vídeo

Moinho Cultural promove curso gratuito de cinema e vídeo

O mundo atual é audiovisual. Com tantas telas e informações é quase impossível conseguir fugir desse fato. Sabendo disso, o Instituto Moinho Cultural Sul-Americano promove o curso básico de cinema e vídeo de forma totalmente gratuita até o dia 28 de maio, com o profissional Reinaldo Delgado, e vem colhendo bons frutos entre os alunos que participam da iniciativa.

Para Lyniker Mateus, estudante na instituição, o curso tem sido de extrema importância para ele. “Sou apaixonado nesta área e por meio do curso tenho aprendido muito. Sou iniciante dentro do audiovisual e o Moinho me ajudou a desenvolver. Com certeza, os pontos que eu mais gostei deste curso foram a didática, atenção e o cuidado que o professor Reinaldo tem com cada aluno para que possamos aprender melhor”, diz.

Lyniker foi um dos alunos do Moinho Cultural que só conseguiram participar das atividades online e seguir os estudos por conta do auxílio da instituição. “O Moinho me cedeu um chip para estudar pois não possuo internet em casa. Sou muito grato. A instituição sempre fez parte de minha vida de uma forma indireta. Sempre quis ser artista e o Moinho me inspira”, discorre.

Aluna do Instituto por cinco anos, Milene Ovando também participa das aulas e disse que esta tem sido a oportunidade de aprofundar-se naquilo que sempre amou. “Meu sonho era fazer faculdade de audiovisual, mas não tive oportunidade, então sempre segui como hobbie. Hoje, com as aulas, tenho aprendido a parte técnica do audiovisual e tem sido de grande valia”.

O professor e diretor de fotografia Reinaldo Delgado explica que o formato das aulas tem instigado os alunos justamente por trazer exemplos de profissionais que trabalham no ramo do audiovisual.

“Tenho o costume de trazer profissionais para falar a respeito das profissões deles. Trouxe um repórter da Rede Record da Bahia, o Mateus, que é de Salvador, para falar a respeito da linguagem dentro do jornalismo. Trouxe também o Maurício Ramos, roteirista, para falar da linguagem do roteiro dentro da comédia e trouxe também o Toninho Murici, técnico de som do filme ‘Os Mercenários’, do Sylvester Stallone, e ele veio falar a respeito de captação”, diz.

Reinaldo, que traz em seu currículo trabalhos de direção de imagem no programa Cineview do Telecine, ao lado de Renata Boldrini e José Wilker, além da cobertura dos festivais de cinema nacionais e internacionais pelo Canal Brasil e outros tantos programas e canais televisivos como Shoptime e Canal Futura, diz que essa é a sua forma de ensinar: “com exemplos e vivências dos profissionais que participam do curso”.

Este curso foi financiado pela empresa VISA, via Lei de Incentivo à Infância e Adolescência, por meio do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente da Prefeitura de Corumbá.

Moinho Cultural – Localizado em Corumbá-MS há 16 anos, o Instituto é uma Organização da Sociedade Civil – OSC que oferta para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social de Corumbá, Ladário, Puerto Suarez e Puerto Quijarro, aulas de dança, música, tecnologia e informática; o serviço de convivência e fortalecimento vínculo entre instituição, família, escola e participante, além da formação de intérpretes criadores para jovens e adultos, com a companhia de dança, núcleo de tecnologia e orquestra. Sua missão é diminuir a vulnerabilidade social na região de fronteira Brasil-Bolívia, por meio do acesso à bens culturais e tecnológicos.

Em 2020 o Moinho foi reconhecido pelo Instituto Doar com o Selo A, qualificando-se como organização certificada. Este reconhecimento legitima e destaca o profissionalismo e transparência da OSC, tendo como objetivo incentivar ainda mais a cultura de doação.

Atualmente conta com o patrocínio master da Vale, patrocínio do Itaú Social, VISA, BTGPactual, BRINKS, parceria J.Macêdo, SESC, apoio AMBEV VOA, parceria institucional Prefeitura de Corumbá, Prefeitura de Ladário, Prefeitura de Puerto Suárez, Prefeita de Puerto Quijarro, Instituto Homem Pantaneiro, IFMS, UFMS, Acaia Pantanal e outros doadores pessoa física e jurídica.

Fonte: https://www.diariodigital.com.br/diario-de-oportunidades/moinho-cultural-promove-curso-gratuito-de-cinema-e-video/?fbclid=IwAR0KRiS0a6oGYqRTAMZYljMK1iNXAm1RWc7lVMxACPyyXI505tXw6h8au44

Deixe um comentário