FEMUP promove intercâmbio cultural internacional entre os dias 27 e 30 de julho

FEMUP promove intercâmbio cultural internacional entre os dias 27 e 30 de julho

Festival de Música do Pantanal será online e gratuito e tem em sua programação, concertos, cursos, masterclasses e palestras.

A partir do dia 27 de julho, o Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, por meio da Orquestra de Câmara do Pantanal – OCAMP, promove o I Festival de Música de Concerto do Pantanal – FEMUP. Evento online envolverá, além da música, as mais diversas formas de se fazer arte, como a dança, os saberes populares, imagens de audiovisual, natureza e grandes nomes da música do Brasil e do exterior.

Programação completa em www.moinhocultural.org.br/femup . Os Concertos noturnos serão abertos e transmitidos pelo canal do Youtube do Moinho Cultural – Oficial. Já as aulas e masterclasses direcionadas para músicos e estudantes, estão com inscrições abertas até 27 de julho, terça-feira, 18h.

Anfitriã do festival, a OCAMP apresentará três concertos ao longo dos quatro dias de evento. O primeiro deles é no dia 28 de julho (quarta-feira), às 19h (20h no horário de Brasília), quando a Orquestra de Câmara do Pantanal, com um duo de soprano, abre a noite de integração entre a música de concerto e a dança. A música vai embalar a apresentação de balé exclusiva da Companhia de Dança do Pantanal. Na mesma noite, se apresentam, ainda, o bandolinista português Norberto Cruz e a Orquestra Filarmônica de Santa Cruz de La Sierra, da Bolívia.

Norberto Cruz se apresenta executando o concerto para bandolim e orquestra de cordas do compositor italiano Carlo Cecere. Cruz já se apresentou como solista em Portugal, Itália, Estônia, Bulgária, Espanha, Brasil e Áustria, além de ter atuado ao lado de artistas internacionalmente reconhecidos, como Andrea Bocelli, Noa, Plácido Domingo e Júlio Pereira.

A Orquestra Filarmônica de Santa Cruz de La Sierra foi criada há cinco anos e já interpretou obras e produções de nível mundial.

No dia 29 (quinta-feira), a OCAMP volta a se apresentar, desta vez junta-se à Viola Caipira, com Maycon Vianna, para releituras de obras de Heitor Villa-Lobos, Almir Sater e do cancioneiro popular. Em seguida, a integração é com a viola de cocho, com Thiago Quevedo, com o espetáculo “Araras da Cidade, Músicas do Mato”, que vai projetar imagens de arara no ambiente urbano.

No mesmo dia, acontece o concerto do Grupo Illvminata, de música medieval e renascentista. O grupo busca resgatar a prática do repertório de música antiga na cidade de Curitiba, promovendo o entrosamento entre músicos profissionais e amadores, além de combinar as experiências musicais com pesquisa.

A última noite do festival, 30 de julho (sexta-feira), traz a OCAMP de volta ao palco para um concerto que reúne obras tradicionais do repertório, às 19h. Em seguida, a partir das 19h30, o Quarteto de Cordas Aporá, de São Paulo, se apresenta.

O Quarteto é formado por Felipe Bueno e Gabriel Meca, nos violinos; Brenner Rozales, na viola e Santo Scala, no cello. Eles vão apresentar obras de Alberto Nepomuceno, um dos mais importantes compositores brasileiros.

Diretor musical do I FEMUP, o maestro Eduardo Martinelli destaca o apoio das orquestras ao festival. “Parte fundamental da riqueza do I FEMUP, é o apoio institucional de importantes orquestras como a Orquestra Filarmônica de Santa Cruz de La Sierra, Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra de Ouro Preto, Orquestra Sinfônica de Campo Grande e Fundação Amazônica de Música, que, de diversas formas, nos fizeram sentir muito acolhidos por suas colaborações, seja nas aulas on-line, nas apresentações e no compartilhamento das experiências inerentes a instituições musicais com grande solidez”, afirma.

Parceiros e Patrocinadores

O FEMUP tem como patrocinador a Prefeitura Municipal de Corumbá/MS, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania – SMASC, utilizando os recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – FMDCA.

Além disso, o Instituto Moinho tem como patrocinador Master o Instituto Cultural Vale. São parceiros do Festival: o Sistema Nacional de Orquestras Sociais – SINOS, a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Associação de Bandolins da Madeira, Orquestra Filarmônica de Santa Cruz, Fundação Amazônica de Música, Art e Productions LiGra, Nova Orquestra e Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande.

Também são patrocinadores do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano o Itaú Social, VISA, BTGPactual, BRINKS e Comper, como parceiros a J.Macêdo, SESC, parceria institucional, além da Prefeitura de Corumbá, a Prefeitura de Ladário, Prefeitura de Puerto Suárez, Prefeita de Puerto Quijarro, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Instituto Homem Pantaneiro, IFMS, UFMS, Acaia Pantanal e outros doadores pessoa física e jurídica.

Deixe um comentário