Onde acontece a base de formação integral de intérpretes-criadores, potencializando e articulando seus efeitos no território. Contempla as ações educacionais do Moinho Cultural, reposicionando os referenciais educacionais (atualmente mais centrados no ensino de conhecimentos técnicos para interpretação) ao incorporar ênfase em aprendizagem, princípios de educação para o desenvolvimento humano, autonomia criativa e processos participativos de pesquisa-ação. Ao formar um contingente de intérpretes-criadores estatisticamente significativo na região, o IMC deflagra processos e gera efeitos de transformação socioeconômica, os quais começam na interação do Moinho com participantes e famílias e destes com seus círculos de convívio social (destaque para aspectos de convivência intercultural entre os participantes brasileiros e bolivianos, e destes com os colaboradores Cubanos, Bolivianos e Venezuelanos).

Para operar, o Moinho também exerce movimentos socioeconômicos que acabam por interferir no cenário local. Na zona portuária de Corumbá, por exemplo, a presença marcante do Moinho chega a ser evidente.

Núcleo Social

O Núcleo Social do IMC desenvolve ações com familiares dos participantes de caráter permanente e continuado com a finalidade de fortalecer a sua função protetiva, preventiva e proativa prevenindo a ruptura de seus vínculos e utilizando os recursos disponíveis na rede sócio assistencial na expectativa de promoção; conhecimento aos direitos constituídos; inserção familiar e social.

Grupo Temático

Semanalmente nos reunimos em grupos visando proporcionar às crianças e adolescentes a oportunidade de adquirir conhecimentos com temas voltados para valores éticos, morais, e atualidades proporcionando o desenvolvimento da autonomia, na tomada de decisões e da construção de relações objetivas saudáveis, compreendendo assim crianças e adolescentes como sujeitos de direitos e seres em pleno desenvolvimento. Os temas são pautados nos 4 Pilares da Unesco: Aprender a Aprender, Aprender a Ser, Aprender a Fazer e Aprender a Conviver. Para a assimilação do tema utilizamos dinâmicas lúdicas como cantiga de roda, caça ao tesouro e quebra cabeça, debates, entre outros (de acordo com a faixa etária)

Intersetorialidade

Rede Socioassistencial: Ação que busca a promoção de um atendimento integral ao sujeito de direitos. Dessa forma compartilhamos conhecimentos e experiências sociais em comum. O Moinho Cultural oferta Serviço de Proteção Social Básica (Tipificação dos Serviços Sócioassitenciais) e a intersetorialidade deve ser construída e fortalecida enquanto um processo coletivo, principalmente com a população, visando assim atender às necessidades encontradas em cada realidade

Envolvimento social

São momentos de extrema importância para a promoção de indivíduos politizados – que compreendam como se dão as relações sociais. A Campanha 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, ”esquecer é permitir, lembrar é combater” foi uma oportunidade de adquirirem conhecimento e envolve-los em uma causa social.

Reunião de Pais/Responsáveis

Mensalmente temos um encontro marcado com pais ou responsáveis dos participantes. Conforme necessidade, convocamos grupos específicos ou reuniões coletivas. Esse momento é necessário visando o apoio dos responsáveis para o bom andamento das atividades diárias. Percebemos durante os anos que o participante se torna mais motivado quando vê que os pais e/ou responsáveis se mostram presentes no projeto.

Ação Pedagógica

As atividades proporcionadas aos participantes estão distribuídas por turmas com diferentes níveis técnicos e cada uma destas turmas possui uma grade horária de 20 horas semanais equivalentes a grade da Escolar Regular. As crianças e adolescentes permanecem na Instituição por um período mínimo de oito anos, sendo que nos dois primeiros anos (Básico I e II) participam das atividades tanto de tecnologia quanto de música e de dança. A partir do segundo ano, fazem opção por uma das três áreas (dança-música-tecnologia) e seguem prosseguindo nos níveis de aprendizagem: Básico III – Intermediário I – II e II e Avançado I e II.

Processo Seletivo

Todos os anos o Moinho Cultural abre vagas para o ingresso de novos participantes. Como requisito para fazer parte do projeto, a criança deve pertencer a famílias com renda de, no máximo, três salários mínimos e estar matriculada na escola regular. Além disso, os interessados passam por avaliações que verificam seus interesses e habilidades artísticas. A demanda sempre é maior que o número de vagas, pois a prioridade do projeto é manter o alto padrão de qualidade na formação técnica dos jovens. 

Atividades

Todos os anos o Moinho Cultural abre vagas para o ingresso de novos participantes. Como requisito para fazer parte do projeto, a criança deve pertencer a famílias com renda de, no máximo, três salários mínimos e estar matriculada na escola regular. Além disso, os interessados passam por avaliações que verificam seus interesses e habilidades artísticas. A demanda sempre é maior que o número de vagas, pois a prioridade do projeto é manter o alto padrão de qualidade na formação técnica dos jovens. 

Dança

Ballet clássico - Dança contemporânea - Dança regional - História da arte

Música

Teoria (musicalização – musicalidade) -MPB - Música regional - História da Arte - Coral e Práticas de Instrumentos: piano - violão - viola de cocho - viola caipira - guitarra - Cordas (violino - viola - violoncelo - contrabaixo) - Metais (trompa - trompete - trombone - barítono) - Madeiras (flauta - clarinete e saxofone) e Percussão clássica e contemporânea