Notícias

Centenário do Seu Agripino Soares

Completar 100 anos, hoje em dia, não é para qualquer um, não é mesmo?
O centenário do mestre da viola de cocho, nosso mestre do saber, foi realizado ontem 11/06, no Moinho Cultural com grande alegria e muito amor.
Graças principalmente a Seu Agripino, a viola de cocho que é confeccionada artesanalmente está registrado desde 2005 como patrimônio imaterial no Livro de Saberes do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
O nosso mestre, jaz parte da nossa família desde 2004, com toda sua simplicidade, sua dedicação e o seu amor, ensinou nossas crianças a fabricar e tocar esse instrumento, contando suas histórias e compartilhando seus saberes.
Uma festa linda, com os nossos participantes, colaboradores, familiares e amigos.
Na comemoração, o seu Agripino pode assistir o documentário “Mestre do Saber”, que retrata sua vida de homem simples, dedicado a preservar a arte popular tradicional da região pantaneira. Esse material foi gravado durante uma oficina de audiovisual do Festival América do Sul deste ano, pelos alunos do Moinho, com 15 minutos de duração e direção de Alexander Carlos.
Presenciou também como todos os anos, uma apresentação de dança do cururu e siriri dos nossos participantes em sua homenagem.
Ao nosso mestre que tem sua marca registrada, o seu chapéu de palha, o lenço vermelho sobre o pescoço e a viola sobre o ombro, queremos agradecer por ser parte da família Moinho, pois com a sua história de vida aprendemos todos os dias, a sua serenidade, simplicidade e o seu amor, preservam a identidade da cultura pantaneira.

Parabéns, desejamos muita saúde e muitas felicidades!! São os votos da família Moinho! 

 

 

 

Instituto Moinho Cultural - 2015