Notícias

Projeto NUTEC – Moinho Cultural: Tecnologia Audiovisual

Formação em educação e valores de vida para crianças em situação de fronteira com a Bolívia

A economia de Corumbá, situada próxima à fronteira com a Bolívia, é baseada pela extração de minério, agropecuária e turismo de pesca, e é alto os índices de desigualdade social, violência e exploração sexual típicas de turismo de pesca internacional e tráfico de drogas. O Instituto Moinho Cultural Sul-Americano promove a inclusão e a interação social de crianças e adolescentes de nacionalidades diversas em situação de extrema vulnerabilidade socioeconômica em cidades e comunidades em região de fronteira entre Brasil – neste caso específico a fronteira com a Bolívia.

Desde 2002, o Moinho Cultural trabalha com 270 crianças/ano em formação integral em dança, música, canto, reforço escolar, aprendizagem de idiomas e acompanhamento psicossocial para as crianças e suas famílias, além de projetos de geração de renda para mães e TICs para os adolescentes.

Com apoio da BrazilFoundation o projeto pretende:

• Formar 20 jovens na área de informática e tecnologia digital, que têm alta demanda por falta de profissionais e serviços de qualidade na região;
• Envolver mais de 250 crianças e adolescentes que já participam das atividades formativas do Moinho e comunidade do entorno;
• Oferecer oportunidades para os talentos formados com a produção de materiais para a composição do patrimônio da instituição e promoção da missão e atividades artístico culturais do Moinho.

Impacto

270 crianças e adolescentes atendidos por ano
Capacitação em tecnologia audiovisual para 20 adolescentes
1400 crianças e adolescentes atendidos em 8 anos

“O Moinho rompe as fronteiras de forma positiva. Ele rompe as fronteiras através da cultura, abrindo as portas do mundo para tantas crianças e jovens.” – Marcia Rolon, Fundadora.

https://brazilfoundation.org/project/instituto-moinho-cultural-sul-americano/?lang=pt-br

Instituto Moinho Cultural - 2015