Ação Social

O Setor Social do IMC desenvolve ações com familiares dos participantes de caráter permanente e continuado com a finalidade de fortalecer a sua função protetiva, preventiva e proativa prevenindo a ruptura de seus vínculos e utilizando os recursos disponíveis na rede sócio assistencial na expectativa de promoção; conhecimento aos direitos constituídos; inserção familiar e social.
 
Grupo Temático: Semanalmente nos reunimos em grupos para conhecer e debater temas sociais, como Violação de Direitos da Criança e do Adolescente; Criminalização dos diversos tipos de preconceito; Violência contra a mulher; Valores Morais e Éticos, entre outros. Os temas são pautados nos 4 Pilares da Unesco: Aprender a Aprender, Aprender a Ser, Aprender a Fazer e Aprender a Conviver. Para a assimilação do tema utilizamos dinâmicas lúdicas como cantiga de roda, caça ao tesouro e quebra cabeça.
Atendimento Médico: É um acesso mais fácil para consulta, encaminhamentos de exames à Rede Pública de Saúde e prescrição de medicamentos. Até o fim de cada ano, todos os participantes do Instituto são pesados e medidos pela Médica Pediatra Carmen Ferreira Gomes. Sua cedência é fruto de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Corumbá.
Intersetorialidade – Rede Socioassistencial: Ação que busca a promoção de um atendimento integral ao sujeito de direitos. Dessa forma compartilhamos conhecimentos e experiências sociais em comum. O Moinho Cultural oferta Serviço de Proteção Social Básica (Tipificação dos Serviços Sócioassitenciais) Na foto: Representantes CREAS – Centro de Referencia Especializado de Assistência Social.
Envolvimento Social: São momentos de extrema importância para a promoção de indivíduos politizados – que compreendam como se dão as relações sociais. A Campanha 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, ”esquecer é permitir, lembrar é combater” foi uma oportunidade de adquirirem conhecimento e envolve-los em uma causa social. 
Reunião de Pais/Responsáveis: Mensalmente temos um encontro marcado com pais ou responsáveis dos participantes. Conforme necessidade, convocamos grupos específicos ou reuniões coletivas. Esse momento é necessário visando o apoio dos responsáveis para o bom andamento das atividades diárias.
Ações Sociais: São ações integradas que envolvem Voluntários e Profissionais de áreas como a Saúde, Educação e Assistência Social. Juntos formamos uma Rede que compartilha conhecimentos e reforça a proteção às crianças e adolescentes. Na foto: Estratégia de Saúde da Família Ênio Cunha – Bairro Cervejaria e CREAS Corumbá realizando vacinação e Palestras Educativas.
Visita Interativa: Muitos pais ou responsáveis ainda não conhecem o quê, como e com quem os seus filhos aprendem a arte da Dança, Música e Tecnologia.  O Moinho é uma fábrica de sonhos que merecem ser compartilhados. Quando os pais visitam o prédio na companhia de seus filhos, sentam nas carteiras, arriscam um dedilhar no instrumento, se deixam levar pelo som e movimentos do ballet ou se deparam com a Tecnologia do NUTEC, os laços familiares são estreitados e a falta de conhecimento dá lugar a admiração pelo filho (a) artista.
Inclusão Produtiva: Periodicamente são ofertados curso em diversas áreas que incluem produtivamente os familiares dos participantes do Moinho. Esses cursos são realizados no espaço físico do Moinho com o apoio de parceiros como SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAI Corumbá e Voluntários.
Visita Domiciliar: É um instrumento técnico do Assistente Social. De acordo com a necessidade, realizamos Visitas Domiciliares às famílias dos participantes do Moinho, com objetivo de conhecer o ambiente em que a criança/adolescente está inserido. Dessa forma é possível detectar fatores importantes que refletem no comportamento do menor.

 

Instituto Moinho Cultural - 2015