Ação Pedagógica

Dinâmica
 
As atividades proporcionadas aos participantes estão distribuídas por turmas com diferentes níveis técnicos e cada uma destas turmas possui uma grade horária de 20 horas semanais equivalentes a grade da Escolar Regular. As crianças e adolescentes permanecem na Instituição por um período mínimo de oito anos, sendo que nos dois primeiros anos (Básico I e II) participam das atividades tanto de tecnologia quanto de música e de dança. A partir do segundo ano, fazem opção por uma das três áreas (dança-música-tecnologia) e seguem prosseguindo nos níveis de aprendizagem: Básico III - Intermediário I - II e II e Avançado I e II.
 
Processo Seletivo:
 
Todos os anos o Moinho Cultural abre vagas para o ingresso de novos participantes. Como requisito para fazer parte do projeto, a criança deve pertencer a famílias com renda de, no máximo, três salários mínimos e estar matriculada na escola regular. Além disso, os interessados passam por avaliações que verificam seus interesses e habilidades artísticas. A demanda sempre é maior que o número de vagas, pois a prioridade do projeto é manter o alto padrão de qualidade na formação técnica dos jovens. 
 
Atividades
 
Dança: Ballet clássico - Dança contemporânea - Dança regional - História da arte
 
Música: Teoria (musicalização – musicalidade) -MPB - Música regional - História da Arte - Coral e Práticas de Instrumentos: piano - violão - viola de cocho - viola caipira - guitarra - Cordas (violino - viola - violoncelo - contrabaixo) - Metais (trompa - trompete - trombone - barítono) - Madeiras (flauta - clarinete e saxofone) e Percussão clássica e contemporânea
 
Tecnologia: Informática (básica – intermediária e avançada) – Produção audiovisual - Captação e edição de som e de imagem – Montagem e manutenção de equipamentos – Montagem de redes (parceria com a CISCO) 
 
Atividades complementares: Apoio escolar e Idiomas (Inglês e Espanhol).
 
Aulas de educação ambiental e patrimonial - Semanalmente, os alunos assistem às aulas de educação ambiental, que ensinam sobre meio ambiente e cidadania, ecossistemas brasileiros e os 3R´s (reduzir, reutilizar e reciclar). Também participam de aulas de educação patrimonial, nas quais aprendem a conhecer e preservar o Patrimônio Histórico cultural da região, criando e reforçando o sentimento de pertença, além de valorizá-lo.
 
Grupo Temático: São atividades socioeducativas sobre diversos temas, pautadas nos quatro  Pilares da Unesco: Aprender a Aprender, Aprender a Ser, Aprender a Fazer e Aprender a Conviver. Para auxiliar análise e debate da realidade vivenciada pelos participantes são utilizadas dinâmicas como debates; elaboração de atividades que auxiliem a assimilação do tema; teatro; dinâmicas; desenhos; vídeos; quebra-cabeça.
 
Ilhas Culturais: Atividade desenvolvida sempre ás sextas-feiras onde se realizam palestras – debates - teatro – circo – artesanato – beleza – gastronomia, sempre direcionadas a um tema específico. É nesse momento que a comunidade traz para a instituição tudo o que tem a oferecer.
 
Mostra Didática de Dança e Música - Espetáculo realizado no final do primeiro semestre de cada ano onde são apresentados quadros de dança e música e esclarecido ao público cada música, compositor, instrumentos utilizados, cada repertório e coreografia, composição orquestral, buscando explicar todo o espetáculo com suas nomenclaturas próprias aos expectadores.
Instituto Moinho Cultural © 2015